EditoriasNotícias
Tendência

Posse de nova Diretoria, STIMEIC elege a primeira mulher eleita presidenta em 35 anos de sua história

“Alexandra Amaral é eleita a primeira mulher a presidir um sindicato da base metalúrgica em Minas Gerais, mostrando a força da mulher nos espaços de poder e marcando um novo momento de renovação no STIMEIC”.

Aconteceu no último dia 11 de setembro, na sede do STIMEIC em Extrema, a posse e a composição da nova diretoria para o triênio 2022/2025. A eleição ocorreu de forma tranquila e contou apenas com uma chapa única que trouxe a Renovação como tema de campanha, o processo eleitoral contou com o apoio de diversos sindicatos da região que auxiliaram na eleição e deram maior credibilidade ao resultado das urnas.

Com essa vitória o STIMEIC elegeu sua primeira mulher presidenta, entrando para um marco histórico no sindicato. Nossa reportagem conversou com Alexandra Amaral que assumirá o cargo de Presidente e nos contou um pouco da sua trajetória e de sua visão de gestão. Confira:

Fale um pouco como foi o processo para a escolha do seu nome para presidência e como foi o processo da eleição.

Alexandra – Sobre a escolha do meu nome, posso dizer que venho me preparando já a um bom tempo, tenho me esforçado bastante, fiz diversas formações do movimento sindical e me sinto preparada para assumir esse cargo. Claro que foi um trabalho construído ao longo de anos no sindicato e com algumas resistências masculinas, pois nunca na história do sindicato de nossa base teve uma presidenta mulher representando e lutando pelos trabalhadores metalúrgicos, mas o amadurecimento de nossa diretoria com relação ao papel da mulher no espaço de poder e todo o apoio que nos trouxe para esse momento histórico. Estou muito contente com esse novo momento que viveremos no STIMEIC. Já sobre a eleição apesar de sermos uma chapa única tivemos uma excelente aceitação de todos e o processo eleitoral ocorreu tranquilamente, contando com o apoio dos sindicatos de Pouso Alegre, Cambuí e Alfenas, além do Sindalex e o sindicato da logística os nos auxiliaram durante a eleição.

Sobre a formação da chapa para essa eleição teve mudanças?

Alexandra – Sobre a formação da chapa procuramos representações para toda diversidade de trabalhadores, aumentamos a representação feminina, hoje estamos com 7 mulheres na diretoria que é um aumento muito significativo, nosso foco é a construção coletiva, defendo questões das igualdades raciais e de gênero. Acredito que assim conseguiremos ampliar e ajudar os companheiros e companheiras da base que precisam de representação. Quero ressaltar o apoio e todo esforço do ex presidente Vanderlei Marques para a renovação do sindicato com diversidade e juventude.

Você é a primeira mulher eleita presidenta de um sindicato metalúrgico? Como é para você fazer parte de um marco histórico para a categoria?

Alexandra – Em 35 anos de fundação do sindicato, ele nunca foi presidido por uma mulher, sendo um fato que marcará a história do STIMEIC e acredito também que eu seja a primeira mulher presidenta de sindicato metalúrgico pertencente ao ramo da CUT no estado de Minas Gerais. Isso mostra que nós mulheres podemos estar nos espaços de poder e representar uma base importante como o ramo metalúrgico. Estou muito feliz com esse momento.

O que mudará no sindicato? Terá novidades?

Alexandra – Continuaremos fazendo o papel importante que o sindicato desenvolve; atendendo, ajudando e lutando pelos direitos e melhores condições para os trabalhadores, vamos trazer novidades nas secretarias e novas pessoas, para dar sangue novo ao trabalho, a juventude também será um diferencial nessa gestão que estará de braços dados com todos os companheiros e companheiras de luta.

O que os trabalhadores podem esperar desta nova gestão?

Alexandra – Trabalho sério e responsável, vamos investir na sindicalização e mostrar para os trabalhadores o quanto é importante e fundamental o papel do sindicato na defesa dos seus direitos.

Vamos retomar eventos, estar ao lado da juventude e apoiar o trabalhador no que ele precisar!  Quero aproveitar para agradecer a todos os diretores e parceiros do STIMEIC que apoiaram e nos ajudaram a chegar até aqui!

E vamos à luta companheiros e companheiras!