CulturaNotícias

Como nasce um artista?

Nosso assunto desta semana é sobre os momentos que marcam a vida de artista e como ele nasce. Apresento a vocês o artista plástico e fotografo Leandro Luz, de 35  anos,  natural de São Paulo,  vive em  Extrema há 24 anos e tem 15 anos de carreira .

A história desse grande artista começa de uma forma diferente, quando criança seu sonho era ser jogador de futebol ou  ir para  a aeronáutica,  o  jovem  prestou  vários concursos, fez testes para clubes de futebol,  incluindo  o  Fluminense.  Mas de repente,  ele  e sua  família  foram  morar em  uma pequena  cidade perto de Joanópolis,  e foi  ali  em  uma pequena sala de aula mista que o  pequeno  Leandro  foi  desafiado  por sua professora  a fazer um  desenho para participar de  um  concurso,  criando  uma ilustração sobre um  vírus que  circulava entre as pessoas.  O garoto criou um  desenho e foi o vencedor do concurso.  Ali ele começou  a perceber que tinha  talento  para o desenho.  Os anos foram  passando e na adolescência,  entre 17  e 18  anos,  Leandro  passou  por uma face difícil,  passando  por grande dificuldade de saúde e neste momento ele começou  a escrever  versos,  poemas e ilustrar.  Sua mãe percebendo  seu  talento   comprou  várias telas e tintas e o  jovem  começou  a produzir sem parar.  Neste momento  ele foi  percebendo que de fato  a arte poderia salvá-lo e de fato  ajudou  muito  a se reconectar.

Neste percurso,  Leandro  começou  a buscar  pessoas que pudessem  auxiliá-lo e melhorar seu  trabalho ,  começou  a fazer cursos e oficinas em  São Paulo e assim  foi  construindo  seu  caminho como  artista plástico,  criando  sua paleta de cores e definindo  seu  estilo.

Em  Extrema recebeu  apoio de pessoas que surgiram  em seu  caminho  e foram  contribuindo  para sua evolução com  artista. Leandro passou por várias etapas na sua formação, atuando como fotografo,  artista plástico,  professor de aulas particulares,  professor no  Centro  Educacional Terra e no projeto  Arco-Íris,  onde  conheceu  Oscar que  entregou  para  ele um  novo desafio,  criar obras de artes para o Hotel  Villa Lobos,  em  Extrema,  neste hotel  é possível  conhecer um pouco  do  trabalho de Leandro  em  cerca de 50  obras espalhadas pelos diversos espaços.

Aqui  iniciou-se um  grande projeto, além  de espalhar pelo  hotel  diversos quadro  relacionados aos temas de cada ambiente, foi proposto  que Leandro  Luz criasse uma série de pinturas para compor o  SPA que fica  dentro  do  hotel.  Esta é a primeira obra do  arista de afresco,  técnica onde é feito  uma pintura sobre uma base de gesso ou  argamassa.

Realizar  esse trabalho  se tornou  um  verdadeiro  desafio,  devido  as proporções da pintura, altura, oscilação de luz e a dificuldade de encontrar pessoas para  trabalhar com ele  ao  longo  de todo o  processo,  afinal trata-se de um painel de 15 metros de comprimento e 5 de largura,  o que  transforma a obra  em uma criação  imponente.

O  tema escolhido para compor o teto são anjos,  cada imagem foi desenhada por Leandro com  características únicas.  Além do teto, também será produzido 4 arcos inspirados nas pinturas  do  artista impressionista Claude Monet.Todas as etapas desta criação  esta sendo  registrada através de vídeos feitos pelo  artista que pretende transformar tais registros em  um documentário que será lançado  nas plataformas virtuais. O  fato  é que quando  esta obra primorosa estiver finalizada teremos a oportunidade de conhecer uma pintura que irá impressionar são  somente pelo  tamanho,  mas principalmente pelo  talento das mãos do  artista que a criou.