CulturaNotícias
Tendência

O Natal desperta a bondade humana adormecida em nós

Todo ano todo  quando vamos nos aproximando do mês de dezembro, alguma coisa de diferente vai acontecendo  dentro da maioria de nós. Logo, começam as primeiras luzes de natal a iluminar as casas, ruas, praças. A chegada dessas luzes ilumina não só o mundo  externo,  mas algo dentro de nós .

Tenho  a impressão que o Natal tem esse poder de ativar nos homens um sentimento quase inexplicável, um sentimento que muitas pessoas não conseguem nomear, não encontram  palavras para decifrar ,  mas no meu  entendimento, esse sentimento tem o nome,trata-se da Bondade. A bondade é um sentimento  que nasce com a gente, é algo intrínseco do ser humano.  Sempre que penso  nisso,  me vem a figura do  Papai Noel  como  um  arquétipo, uma imagem, da Bondade e talvez seja por isso  que essa figura esta  tão  relacionado  ao  Natal.

 Para muitos o Papai Noel, esse símbolo natalino, é uma figura que está relacionada ao comércio, a venda,  ao desejo de ter coisas,   no entanto,  os meus olhos o veem de outra forma. Para mim o Papai Noel é o símbolo da Bondade humana. Ele carrega dentro de si a imagem da Bondade no  mundo,  representa o  que temos de bom  nas relações humanas.

Que tal  pensar um  pouco  sobre essa figura? Quem é o Papai Noel?  Ele é representado  por um  homem,  que não nos conhece,  que não  convive com  a gente e ainda assim,  atende aos nossos pedidos e nos lembra que para ter um  desejo  realizado  é preciso  que tenhamos nos comportado. Vocês podem me perguntar se ele existe eu vou responder dizendo que sim, ele vive em cada pai ,mãe, tio, avó,  avô,  primo,  irmão,  irmã, amigo, marido, esposa e filho que nesse período de natal, tenta satisfazer o desejo de alguém.

 Não vejo esse momento apenas como um momento comercial em que as pessoas saem comprando tudo que encontram pela frente, é claro que o  consumismo, também está relacionado com o esse período do  ano, infelizmente. Mas eu enxergo como um ato de Bondade é um momento em que as pessoas tendem a exercitar a Bondade que habita cada ser humano, bondade essa, que vive em toda a humanidade. 

Acredito  que seja esse o  motivo  que no  Natal nos deparamos com  tantas  ações solidárias e essas ações são retratos  da Bondade humana .Porque somente esse sentimento é capaz de unir pessoas desconhecidas que se juntam  para realizarem sonhos de crianças,  através do  apadrinhamento das cartinhas para o Papai Noel, que atendem os mais necessitados com doação de alimentos, roupas, presentes.  Esse é o retrato da Bondade humana. Sei que vivemos tempos difíceis, mas mesmo nesses momentos em que duvidamos da Bondade do nosso semelhante ela continua circulando  entre nós e sempre estará presente pelo simples fato da Bondade ser  algo que faz parte do existir humano. Então,que tal refletir sobre isso e buscar neste Natal agir de forma que possamos exercitar toda a Bondade que existe dentro de nós.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo