CulturaNotícias
Tendência

Oficina de Teatro Digital – Apresentação de Encerramento

O Cine Teatro ‘Fábio Andrade de Oliveira – Fabinho’, em Extrema, recebe a apresentação de encerramento da Oficina de Teatro Digital no sábado, 28 de janeiro, às 20h. Os ingressos, gratuitos e com poltronas marcadas, podem ser retirados pelo site www.gruponevoa.com a partir do dia 18 de janeiro. Durante o evento a plateia poderá ouvir cenas em áudio, assistir a cenas gravadas para as telas e ainda, cenas ao vivo, marcando a estreia dos alunos no palco onde também receberão os certificados.

O evento, presencial, será também o lançamento oficial da programação virtual que se estenderá entre os meses de fevereiro e março, com cenas curtas criadas pelos próprios alunos, a serem lançadas pelo Youtube nos primeiros finais de semana de fevereiro; e trabalhos dirigidos pelo professor, Eduardo Sabion, a peça-filme ‘Funeral de um Lavrador’, trecho de ‘Morte e Vida Severina’ de João Cabral de Melo Neto, com direção de fotografia de Carlos Adrielton, também no Youtube no final de fevereiro; e ainda, a peça radiofônica ‘Nem tudo que se ouve, houve’, inspirada na obra de Caio Fernando de Abreu, com direção musical de Christian Lavorenti, em 5 episódios lançados semanalmente no Spotify no mês de março. Oferecida gratuitamente pela Secretaria Municipal de Cultura, com cerca de 20 a 30 alunos, a oficina teve carga horária de 100 horas, distribuídas em quatro módulos, de maio de 2022 à janeiro de 2023, proporcionando a iniciação teatral, estimulando experimentos virtuais e, claro, a prática de montagem de espetáculos digitais que, durante o período mais acentuado da pandemia de Covid-19, possibilitou que os artistas transformassem as telas em palcos para alcançar o público, em isolamento.

O projeto da Oficina de Teatro Digital é resultado da pesquisa do ator Eduardo Sabion, que entre 2020 e 2022 participou de uma Formação em Teatro Digital – realizada pelo Teatro em Movimento e Rubim Produções em parceria com o LabFront da UEMG e o Improlab da UFMG – e de uma Capacitação para Teatro Virtual – realizada pelo Niterói em Cena, através do Fundo Internacional de Ajuda para Organizações de Cultura e Educação do Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe-Institut –, nesta última participando do Festival Niterói em Cena Resiste!, ao lado da atriz Eduarda Morais, com a cena ‘Ato sem Palavras II’, do dramaturgo irlândes Samuel Beckett, que gerou ainda a temporada virtual da peça-filme ‘Godot não virá hoje!’, com outras três cenas do teatro do absurdo, ‘Catástrofe’, ‘Balanço’ e ‘Improviso de Ohio’. O espetáculo, com todas as cenas, também ficará disponível durante os meses de fevereiro e março, integrando a programação de apresentações virtuais. A Oficina de Teatro Digital é uma realização da Prefeitura de Extrema, através da Secretaria de Cultura, com produção do Grupo de Teatro Névoa.

Para mais informações, entre em contato com: Eduardo Sabion, Grupo de Teatro Névoa (35) 98435-9103 / www.gruponevoa.com / producao@gruponevoa.com / eduardosabion@gruponevoa.com