BrasilNotícias

Bisneto de Mandela participa de debate nos Metalúrgicos do ABC no dia 21/8

Siyabulela Mandela virá ao Brasil a convite da CNM/CUT para falar sobre o papel transformador da juventude.

À convite da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), o ativista de direitos humanos Siyabulela Mandela, bisneto de Nelson Mandela, lendário ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, terá um encontro com jovens brasileiros no dia 21 de agosto, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, a partir das 18h.

O evento, com o tema “Juventude e seu papel transformador”, terá apresentação do rapper Preto W.O. Além do encontro no Sindicato, o ativista deve visitar uma comunidade no Grande ABC.

Segundo o presidente da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, o encontro será um momento para debater a perspectiva de Siyabulela sobre a juventude e como ele observa o apartheid social no Brasil. “Temos muita desigualdade social, desigualdade de oportunidades e a nossa juventude quer superar isso e ser protagonista da própria história”, disse.

A secretária de Igualdade Racial da CNM/CUT, Christiane Aparecida dos Santos, avalia que o encontro com Siyabulela servirá para aproximar a juventude metalúrgica dos sindicatos.

“Poderemos fortalecer nossa luta junto à juventude, pois apesar de termos muitos jovens na nossa base, ainda são poucos os sindicalizados”, afirmou. Ela acredita que a troca de ideias com o bisneto de Mandela servirá para impulsionar projetos sociais no nosso país. “Ele participou de outros projetos sociais pelo mundo, então poderemos absorver suas experiências e até aplicá-las no Brasil”, destacou a sindicalista.

A opinião é reforçada pela secretária de Juventude da CNM/CUT, Amanda Arcanjo Campos, que acredita também na conversa com Siyabulela como forma de empoderar os jovens.

“Nossa expectativa é que os participantes da atividade percebam a potencia que são e com isso fortaleçam sua atuação nos espaços de proposição e elaboração de políticas públicas como os sindicatos, movimentos de juventude, fóruns e conselhos. Esperamos ecoar a necessidade de fortalecer a luta por politicas publicas cada vez mais potentes e que de fato atendam as necessidades da juventude na vida e no mundo do trabalho”, disse.

Liberdade de imprensa

Loricardo destacou também o trabalho feito por Siyabulela à frente da ONG Journalists for Human Rights. “É muito importante essa defesa da imprensa livre e democrática que o bisneto do Mandela fez, e isso está vinculado a escutar as pessoas, a fazer um debate aberto, então essa conversa tem essa magnitude por conta disso. É um evento que mostra o olhar estratégico da CNM/CUT de pensar também a questão social, de distribuição de oportunidade para a juventude, muito além do trabalho. Será um momento de ter presente um grande companheiro de luta social no mundo, da família Mandela, que tem uma luta histórica contra o apartheid na África do Sul e que inspirou muita gente”, completou o dirigente.

Serviço:

Juventude e seu papel Transformador

Data: 21/08

Local: Sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, na Rua João Basso, 231. Centro, São Bernardo do Campo – SP.

Horário: a partir das 18h

*Terá tradução simultânea