CulturaNotícias
Tendência

Mãos que criam

por A. Silva

Antônia Sales de Oliveira, 48 anos, moradora de Extrema há 23 anos. É  uma artesã  de mão cheia, dessas que  trazem  o  artesanato  na história pessoal, de vida.   Sua  relação com o artesanato começou na infância,  sua  lembrança deste  período  é  ligado  a sua mãe,  como  ela relembra com  emoção: “Eu e a minha mãe colhíamos o algodão, fazíamos a nossa própria linha que era usada para o crochê, o macramê,  para fazer redes, lençóis , redes, mantas.”  Assim,  ela,  menina, aprendeu a fazer crochê,  observando  as mãos habilidosas de sua mãe.

Antônia Sales de Oliveira – Artesã

Já adulta,  se casou  e ao  se tornar mãe,  começou  a fazer peças de crochê para ajudar na renda da casa . Depois de  certo  tempo,  a artesã passou  a trabalhar fora de casa,  já  não tinha tanto  tempo  para fazer seus crochês,  mas ela não abandonou  a atividade, simplesmente porque  percebeu  que trabalhar  com as mãos a acalmava e silenciava sua mente.

Sua paixão  pelos trabalhos manuais fez com  que a artesã  autoditada,  aprendesse a trabalhar  com  MDF,  passou a usar  diversas técnicas como: pintura,  colagem,  impressão, stencil,  na  elaboração de peças únicas e lindas.

 O artesanato  para Antônia,  é também  uma atividade terapêutica,  pois  em  um período e  que  passou  por uma depressão  severa,   o trabalho  manual foi  um instrumento  de auxílio.  Pois,  segundo ela:  “ O trabalho  com  as mãos me ajuda a me  manter concentrada, o crochê me mantém  com  o  pensamento focado” .

Para divulgar seu  trabalho,  Antônia,  criou um Instagram- Arteira Artesanato, onde posta suas criações. Segue lá:  https://instagram.com/arteira.artesanatos?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo