BrasilCampanhasNotícias

Macrossetor Indústria da CUT realiza 1ª Conferência Nacional em SP nesta quinta

Evento reunirá sindicalistas e representantes do governo federal para debater os rumos do ramo industrial cutista e papel dos trabalhadores dentro da reindustrialização brasileira.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Extrema e Região (STIMEIC), participa da primeira Conferência Nacional do Macrossetor da Indústria da CUT que acontece nesta quinta-feira (19), em São Paulo, a partir das 8h30. O evento, que antecede o 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), pretende fortalecer os ramos inseridos dentro do Macrossetor Indústria da CUT, organizar a participação dos trabalhadores no debate da reindustrialização do país e discutir a possibilidade da criação de uma confederação que represente seis ramos de trabalhadores industriais cutistas (metalúrgicos, construção, vestuário, alimentação, químicos e energia).

Entre os convidados da Conferência estão: a secretária executiva da Presidência da República, Miriam Belchior, representantes das confederações de ramos industriais cutistas, como CNM/CUT, IndustriALL Brasil, Instituto TID Brasil, DIEESE e um representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), órgão do governo federal responsável pela elaboração da nova política industrial do país. [Veja a programação completa abaixo].

O presidente da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, avalia que a Conferência será um momento de ajustar a estratégia do Macrossetor Indústria dentro da CUT e mostrar a potencialidade da participação dos trabalhadores na elaboração de políticas industriais no país.

“Serão debates que nós precisamos fazer como, por exemplo, a discussão da organização local do trabalho, a questão da redução da jornada, dos pisos salariais, das convenções e acordos coletivos nacionais. Essa conferência tem essa importância, de nós olharmos para o Brasil, para a CUT e para os trabalhadores e trabalhadoras da indústria para pensar no aumento de emprego, de renda e no trabalho decente”, diz o dirigente metalúrgico.

A secretária de Políticas Sociais da CNM/CUT, Kelly Galhardo, acredita que o evento servirá para reforçar os laços entre trabalhadores de setores diferentes da indústria. “No atual cenário que estamos vivendo e que as cadeias globais de produção estão cada vez mais pulverizados entre os vários setores, é fundamental a gente alimentar essa articulação de debate no macrossetor da indústria, e não ficarmos somente na caixinha de representação dos metalúrgicos porque o debate dos outros setores também reflete em nós”.

Já a coordenadora do Macrossetor Indústria da CUT e presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores/as do Ramo Vestuário da CUT (CNTV-CUT), Cida Trajano, afirma que o objetivo da Conferência é reforçar o compromisso dos sindicalistas com o debate da reindustrialização no país, destacando temas importantes como o Plano Indústria 10+, transição justa, e o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. “Estamos vivendo um momento onde podemos conversar com vários segmentos da sociedade e mostrar a importância da luta organizada da classe trabalhadora para reconstruir a indústria do país”.

Programação completa

CONFERÊNCIA NACIONAL DO MACROSSETOR DA INDÚSTRIA DA CUT
19 de outubro de 2023
Expo Center Norte (Sala Santana 2 e 3)
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
São Paulo (SP)

8h00 Café da manhã

8h30 Abertura e breve saudação de boas vindas

Cida Trajano (Coordenadora do Macrossetor Indústria da CUT e presidenta da CNTV-CUT)
Aparecido Donizeti (Secretário Geral Nacional da CUT)

9h00 O desenvolvimento social e o papel da indústria

Miriam Belchior (Secretária Executiva da Casa Civil do Governo Federal)

10h00 Saudação política dos representantes sindicais

Geralcino Teixeira (Presidente da CNQ-CUT)
Loricardo de Oliveira (Presidente da CNM/CUT)
Claudio Gomes (Presidente da CONTICOM)
Nelson Morelli (Presidente da CONTAC)
Carlos Alberto Alves (Presidente do Sinergia CUT)
Aroaldo Oliveira (Presidente do IndustriALL Brasil)

10h40 O papel da indústria no desenvolvimento do Brasil

Representante da Secretaria Executiva do CNDI

11h20 Diagnóstico Nacional da Indústria e propostas do macrossetor

Fausto Augusto Junior (Diretor técnico do DIEESE)
Rafael Marques (Presidente do TID Brasil)

11h50 Macrossetor Indústria da CUT História, trajetória, conquistas e rumos

Apresentação do vídeo institucional do Macrossetor Indústria da CUT
Apresentar sistematização das Conferências Estaduais
Apresentação da emenda do Macrossetor da indústria da CUT para 14° CONCUT

Debate com os dirigentes

13h30 Encaminhamentos e encerramento.