CulturaNotícias
Tendência

Artesanato – Mãos que criam

O  artesanato  é uma das inúmeras formas de expressão  artística,  uma  manifestação   diretamente  ligada a  saberes populares  e  ancestrais.A  artista  que quero  apresentar  a vocês essa semana,  é  a Eloisa Tiara Toledo, 38 anos, natural de Extrema,   formada  em Pedagogia,   com  pós-graduação em  Alfabetização e Letramento e na reta final da sua segunda graduação  em Letras.

Eloisa – Professora e Artesã

O  artesanato sempre esteve presente na  vida  de Eloisa, desde da infância,  afinal  como ela gosta de dizer “eu  sou  filha de uma artesã,  muito  habilidosa,  cresci  vendo  minha mãe tecendo,  trabalhando habilmente com tricô  e crochê.  Tenho  forte  em  mim  essa imagem,  de ver  minha mãe tecendo”.  Com  aproximadamente 9 anos, sua  mãe a ensinou  a fazer  o  crochê, técnica  que foi  evoluindo  e sendo  utilizada em  diversas aplicações para  peças em  casa,  decoração e vestuário. Na adolescência conheceu e se encantou com o  macramê e nesta técnica  se dedicou  bastante,  criando  várias peças, entre elas  colares utilizando  o  macramê e pedras naturais.

Já como professora,  conheceu  a feltragem,  em  uma oficina para  professores  no  Centro  Educacional  Terra, no  ano de 2018,  momento  eu  que teve a oportunidade de trabalhar com  a feltragem  seca e a molhada. Um  ano  após o  primeiro  contato,  fez um novo curso  com  a artista Isis Fernandino,  no  Ateliê Novelinho,  focado  na criação e elaboração de painéis feltrados.

A  feltragem  é  uma técnica  muito  antiga, surgiu  na Ásia  com os povos nômades e  com a feltargem  é possível  criar  peças de vestuários,  tecidos, brinquedos,  fadas, sapatos, enfim,  uma  série de objetos.  O material utilizado é a lã de carneiro, no caso, é a lã cardada, que é um estágio antes da lã ser transformada em fio e a feltragem  consiste basicamente em emaranhar essa lã   com  uma agulha e dar forma a ela.

Trata-se  de um a técnica  muito  versátil,  permitindo  ao  artesão criar peças infinitas. Atualmente Eloisa se dedica na criação de fadinhas,  móbiles,  bonecas e painéis feltrados,  que  normalmente  retratam  cenas da infância,  natureza,  paisagens.  Na constante busca  por experimentar o material  e buscar  novas inspirações a artista  observou durante a criação de uma peça que quando misturou  as cores para  formar o  céu os tons criados remeteu  a lembrança de um quadro  do artista impressionista Van  Gogh,   a partir desta observação  surgiu  o  desejo  de reproduzir  a consagrada obra  o pintor “Noite  Estrelada” em  um painel  feltrado. O  resultado  foi  lindo e então  nasceu   vontade de criar uma série de painéis  feltrados reproduzindo  grandes obras.  Neste momento a artesã esta selecionando as obras que ela irá  reproduzir,  buscando  a referência  nas grandes obras e transformando a pintura  em uma tela feita com lã.

Para conhecer  o  trabalho dessas mão  habilidosa,  basta dar uma passada na Crearte,  no  centro  da cidade,  espaço dedicado  a exposição e venda de artesanato  na cidade de Extrema.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo