STIMEIC recebe economista do Dieese

Foram realizadas palestra e formação sindical

Sem título-1

Marcelo Figueiredo Santos, técnico e economista do DIEESE esteve nesta última quarta (14/10) no STIMEIC para proferir uma palestra sobre a conjuntura econômica. Os presentes faziam parte do movimento sindical assim como estudantes, trabalhadores e pessoas interessadas pelo tema.

O economista fez uma apresentação das atividades exercidas pelo DIEESE como pesquisas, levantamento de dados, índices que fundamentam e informam não somente a economia bem como as implicâncias deste na vida dos trabalhadores.

Dentre os destaques estavam o cenário econômico internacional (PIB dos EUA, zona do Euro, Japão e Brasil); Cenário nacional: indústrias, elevação na taxa de juros, cortes de ganhos e benefícios nas negociações com as patronais, desemprego, o posicionamento empresarial nas discussões sobre a terceirização, dívida pública, superávit primário, crise política, inflação, taxa cambial, taxa de juros Selic, movimento do setor metalúrgico mineiro, histórico de reajuste, rotatividade e perspectiva de crescimento para os próximos anos (dentre as perspectivas está o Plano de Investimento em Logística; Programa de Investimento em Energia Elétrica (Piee); Petrobrás e Agricultura).

Formação sindical

No dia seguinte (15/10), com a participação de dirigentes sindicais, Marcelo capacitou os sindicalistas do STIMEIC nos temas “Matemática Sindical” e “Introdução a Economia” orientando-os a entender modelos econômicos existentes assim como realizar cálculos em reajuste salarial a partir de dados inflacionais para facilitar ações administrativas e negociações junto as patronais.

“Estou satisfeito com o trabalho realizado no sindicato de Extrema e espero ter contribuído nestes dois dias para que os dirigentes possam estar ainda mais preparados para defender melhores condições de emprego e de renda do trabalhador”, enfatiza Marcelo.

Sem título-1

Participantes da formação sindical