STIMEIC realiza capacitação com cipeiros da b

Sem título-1

Com mais de 30 participantes, o STIMEIC realizou o seu III Encontro de Cipeiros (15/09) na sede do sindicato com o objetivo de discutir e informar sobre a saúde e a segurança dos trabalhadores.

Amparado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), foram convocados dois representantes de cada empresa da base metalúrgica para participarem do curso de formação oferecida pelo seu sindicato: a Rede Vida Viva é uma ação coletiva de trabalho baseado ao respeito à vida, um projeto brasileiro que através da TieGlobal (Rede Internacional de Ativistas Sindicais) é reconhecida em países como a Alemanha, Turquia, Colômbia, África do Sul, Moçambique, entre outros, pelos métodos humanizados e ações de cooperação que integra o trabalhador com o ambiente de trabalho, além de sua segurança e saúde dentro e fora do trabalho. Neste contexto foi apresentado o Mapping, um dos métodos da Rede Vida Viva que mapeia a saúde física e emocional dos trabalhadores e trabalhadoras fazendo um paralelo com o cotidiano de suas atividades laborais e as implicâncias que estas resultam na vida deles.

Este encontro será novamente realizado em meados de novembro para os cipeiros que ainda não foram convocados ou para aqueles que empresa não atendeu o chamado do sindicato: “é superimportante a participação efetiva dos cipeiros, pois estes tem esse direito garantido na nossa CCT e iremos fazer com que esse direito seja respeitado, principalmente para construirmos um trabalho de base onde a formação se torne ação e sejam eles um agente multiplicador desta consciência do bem estar físico e emocional de nossos trabalhadores” pondera Alexandra Amaral, dirigente sindical e uma das monitoras da Rede Vida Viva.