STIMEIC e parcerias promovem ação de saúde em

DSC01250

Para aproximar os cidadãos e trabalhadores, o STIMEIC em parceria com o Extrema na Web (empresa que completa um ano de jornalismo em Extrema), farmácia Droganetto e STIQUIMI promoveram no último sábado (31/10), na Praça Presidente Vargas, em Extrema, uma ação de saúde que contemplasse os transeuntes.

Funcionários da Droganetto disponibilizaram ações gratuitas como aferir a pressão arterial e glicemia, assim como orientações para a saúde. Enquanto isto, o Sindicato dos Metalúrgicos para conscientizar a população sobre o Outubro Rosa (prevenção do câncer de mama) e do Novembro Azul (prevenção do câncer de próstata), distribuiu panfletos informativos sobre como se prevenir destes males. Além disto, o Sindicato se dispôs a orientar qualquer interessado sobre a saúde e segurança no trabalho – um dos objetivos primordiais de luta desta entidade.

Outra ação de conscientização feita pelo STIMEIC foi a apresentação da “Exposição Vivências”, fotos da vivência de pessoas que relatam suas experiências negativas no ambiente de trabalho que resultaram em doenças ocupacionais, mas que muitas vezes não são reconhecidas pelos empregadores, daí a importância de trazer o questionamento para a sociedade repensar sobre trabalho e saúde. Os participantes também puderam opinar sobre a vivência por meio de uma pesquisa de opinião, assim como por entrevistas em vídeo.

“É muito importante aproximar as pessoas dos movimentos sociais e sindicais, e para isso, ações como estas fazem as pessoas refletirem sobre problemas que parecem tão comuns, mas que não são justos do ponto de vista humano ao trazer tantos prejuízos emocionais e físicos aos trabalhadores brasileiros. Esperamos de alguma forma poder colaborar com as pessoas para um entendimento do que elas podem lutar pelo o que é seus de direito, e neste caso, o que é mais essencial para estar bem consigo mesmo, sua saúde,” esclarece Vanderlei Marques, presidente do STIMEIC.

DSC01248

Aferição de pressão arterial e glicemia

DSC01238

Exposição Vivências