Seminário Estadual “Gênero, Políticas Pública

SITE   Mulheres de todo o estado e multipartidárias participaram nos dias 26, 27 e 28 de abril no Hotel San Diego Mid em BH do Seminário Estadual “Gênero, Políticas Públicas e Participação Política” O Seminário é uma realização da UFF – Universidade Fluminense, SPM/PR Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República em parceria com a SPM/MG Subsecretaria de Políticas para Mulheres de Minas Gerais Coordenação – Hildete Pereira de Melo, Lucilene Morandi O objetivo deste é ampliar a representação das mulheres nas Câmaras de Vereadores e Prefeituras Municipais a partir das eleições de 2016. O público foram mulheres que representam lideranças partidárias, as que serão candidatas a prefeitas e vereadoras, lideranças de movimentos de mulheres e movimentos feministas, gestoras públicas, gestoras dos organismos de políticas para as mulheres e conselheiras dos Conselhos Estaduais dos Direitos da Mulher. Durante o seminário foram debatidos vários temas, como:
  • Relações de Gênero: Discriminações e desigualdades de gênero e raça.
  • Preconceito e discriminação : História da participação política feminina no Brasil.
  • Políticas públicas para as mulheres e políticas de gênero e raça.
  • Políticas para mulheres em seu município – o que existe e o que pode ser implementado.
  • Sistema Político Brasileiro: Funcionamento da democracia representativa e sistema eleitoral. O que faz uma vereadora.
  • Como ser candidata no contexto apresentado: interação/integração.
  Mulheres na política em Minas Gerais
  • 427 cargos eletivos disponíveis, somente 1.019 têm mulheres como titulares, um percentual inferior a 11%, sendo esta a quarta pior posição no País.
  • Minas Gerais elegeu a primeira mulher a ocupar o cargo de senadora titular. Júnia Marise (PDT) foi eleita no pleito de 1990.
  • Atualmente o Senado Federal não conta com uma representante mineira.
  • Das 53 vagas reservadas ao estado na Câmara Federal, somente 5 foram ocupadas por mulheres em 2014. São elas: Tânia Raquel de Queiroz Muniz (PSC), Maria Margarida Martins Salomão (PT), Jô Moraes (PCdoB), Dâmina de Carvalho Pereira (PMN) e Bruniele Ferreira da Silva (PTC).
  • A primeira Deputada Federal eleita por Minas Gerais foi Nysia Carone, na legislatura de 1966 a 1970, quando foi cassada pela ditadura militar.
13119065_10206085034232848_2580012345520617809_n Coordenação: Hildete Pereira de Melo  Colaboração: Adriana Motta e Havana Marinho