Sindicato
Seminário Estadual “Gênero, Políticas Pública
Mulheres de todo o estado e multipartidárias participaram nos dias 26, 27 e 28 de abril no Hotel San Diego Mid em BH do Seminário Estadual “Gênero, Políticas Públicas e Participação Política”O Seminário é uma realização da UFF – Universidade Fluminense, SPM/PR Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República em parceria com aSPM/MG Subsecretaria de Políticas para Mulheres de Minas GeraisCoordenação – Hildete Pereira de Melo, Lucilene MorandiO objetivo deste é ampliar a representação das mulheres nas Câmaras de Vereadores e Prefeituras Municipais a partir das eleições de 2016.O público foram mulheres que representam lideranças partidárias, as que serão candidatas a prefeitas e vereadoras, lideranças de movimentos de mulheres e movimentos feministas, gestoras públicas, gestoras dos organismos de políticas para as mulheres e conselheiras dos Conselhos Estaduais dos Direitos da Mulher.Durante o seminário foram debatidos vários temas, como:
- Relações de Gênero: Discriminações e desigualdades de gênero e raça.
- Preconceito e discriminação : História da participação política feminina no Brasil.
- Políticas públicas para as mulheres e políticas de gênero e raça.
- Políticas para mulheres em seu município – o que existe e o que pode ser implementado.
- Sistema Político Brasileiro: Funcionamento da democracia representativa e sistema eleitoral. O que faz uma vereadora.
- Como ser candidata no contexto apresentado: interação/integração.
- 427 cargos eletivos disponíveis, somente 1.019 têm mulheres como titulares, um percentual inferior a 11%, sendo esta a quarta pior posição no País.
- Minas Gerais elegeu a primeira mulher a ocupar o cargo de senadora titular. Júnia Marise (PDT) foi eleita no pleito de 1990.
- Atualmente o Senado Federal não conta com uma representante mineira.
- Das 53 vagas reservadas ao estado na Câmara Federal, somente 5 foram ocupadas por mulheres em 2014. São elas: Tânia Raquel de Queiroz Muniz (PSC), Maria Margarida Martins Salomão (PT), Jô Moraes (PCdoB), Dâmina de Carvalho Pereira (PMN) e Bruniele Ferreira da Silva (PTC).
- A primeira Deputada Federal eleita por Minas Gerais foi Nysia Carone, na legislatura de 1966 a 1970, quando foi cassada pela ditadura militar.