Mobilização e paralisação garantem adiantamen

Empresa de Extrema sente a pressão e se compromete a melhorar proposta

Sitmeic_484-300

Com mobilização e paralisação das atividades, na última quarta-feira (9), metalúrgicas e metalúrgicos da Unicoba, organizados pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Extrema, Itapeva e Camanducaia (Stimeic) garantiram, em negociação realizada na sexta-feira (11), o adiantamento de 9,8% de reajuste. Os 200 trabalhadoras e trabalhadores da empresa de baterias seladas e luminárias de LED fizeram manifestação na porta da empresa, que já havia se comprometido a adiantar 6% de aumento.

Segundo Luís Fernando Palazzi, vice-presidente do Stimeic, outras empresas da região se sentiram pressionadas com a repercussão da mobilização e da decisão da Unicoba, apesar de a  Campanha Salarial estadual unificada dos metalúrgicos estar truncada pelos empresários.

“Todos participaram da manifestação, ficaram todos na porta, pois temos um histórico de vitórias na Unicoba. Em 2013, 90% da categoria aderiu a manifestação, com paralisação, reivindicando reajuste do vale-refeição. E saímos vitoriosos, com 45% de aumento. As mobilizações retornaram porque a campanha salarial estadual está truncada e temos reivindicações específicas, também. A empresa adiantou 6% de reajuste salarial, mas queremos mais. Os próprios trabalhadores perceberam que a Unicoba vem lucrando muito, está em ascensão. Ganhou a licitação para iluminação pública da Avenida 23 de Maio, em São Paulo,  e do Rodovale. E ainda disputa outras licitações na capital paulista. Além disso, a empresa se mudou para instalações maiores em Extrema, no dia 1° de setembro”, disse o vice-presidente do Stimeic e trabalhador da Unicoba, Luís Fernando Palazzi.

Fonte: CUT-MG