II Prosa com a Academia

DSC00408 menor

II Prosa com a Academia

Com o intuito de aproximar as pessoas (trabalhadores, estudantes, donas de casa, etc.,) de professores do meio acadêmico para a troca de ideias e o aprofundamento do conhecimento, o STIMEIC promoveu em 14 de novembro de 2014, a II Prosa com a Academia. Em seu segundo debate, deu-se sequência as reflexões ao comportamento de nossa sociedade. A partir do tema “Mercado de Trabalho e Atuação Sindical nos Governos do PT: Avanços e Contradições”, as professoras da UNICAMP Ana Paula Fregnani Colombi e Ellen Gallerani Corrêa apresentaram um quadro político-econômico e social brasileiro, com uma perspectiva das atividades sindicais. Ana, economista, esboçou em síntese, as características da economia brasileira – fez um apanhado desde 1930 até os dias atuais dos governos FHC, Lula e Dilma, mercado de trabalho, inflação, juros, crise mundial, política de transferência de renda, entre outros, e suas relações/implicações diretas/indiretas com os trabalhadores. Ellen, cientista política, argumentou sobre a cooptação (incorporação), e autonomia das centrais sindicais durante e depois o governos Lula, os conflitos de interesses entre governo e sindicato apesar da relação de proximidade, a fragmentação de uma parte das ideias e objetivos sindicais, sua ascensão e como atua a partir de um olhar acadêmico, antes e atualmente no movimento sindical. Todos os pontos foram debatidos com os presentes para criar um ambiente dinâmico de interação que possibilitou compreender o elo tripartite, política, economia e sociedade.