II Econtro de Cipeiros de Extrema e Região

DSC00008 (2)

II Econtro de Cipeiros de Extrema e Região

O STIMEIC em parceria com a com a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), realizou nesta última sexta (08), o II Encontro de Cipeiros de Extrema e Região na sede do STIMEIC. Com a presença de 35 cipeiros a proposta do curso era a de informar e capacitar os cipeiros das empresas da base do sindicato possibilitando uma melhor visão e conhecimento da responsabilidade de ser um cipeiro e assim conscientizar e multiplicar aos trabalhadores as informações dos cuidados necessários com a saúde e segurança do trabalhador. Michele Ciciliato, secretária de Formação da CNM/CUT, deu início ao curso expondo a cartilha da Confederação, que traz orientações aos trabalhadores sobre a organização da CIPA em suas atividades diárias no chão da fábrica e nos Sindicatos. Também, ela comentou que só foi possível a realização deste encontro em razão da cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho que estabelece um dia por ano a liberação de dois cipeiros titulares para cursos do sindicato que tratem sobre a prevenção de acidentes de trabalho, além da importância desta Convenção. Em seguida, os dirigentes sindicais, Alexandra Amaral, Renato Lima e Andréia Araújo apresentaram a oficina de saúde do programa Rede Vida Viva que com os temas “Saúde: Construindo Ações no Trabalho” e “ Saúde: Em busca do Equilíbrio”,  construiram um espaço de reflexão entre os participantes sobre a relação vida, saúde e trabalho. Assim o objetivo principal é possibilitar a identificação de “novos” elementos presentes nos locais de trabalho que estão afetando a saúde e vida dos trabalhadores. Ao final do curso todos os cipeiros receberam um certificado de participação no curso. Abertura do Encontro: DSC00087 Michele Ciciliato - Secretária de Formação da CNM/CUT DSC00095 Oficina do projeto Rede Vida Viva DSC00004 (2) Cipeiros recebendo o certificado de participação DSC00118 Equipe do STIMEIC que mobilizou o encontro DSC00132