Fundado o Sindicato dos Químicos de Extrema e

Diretoria do STIQUIMI MG recém eleita

Uma data histórica para os trabalhadores e trabalhadoras do ramo químico

Agora os trabalhadores da base química de Extrema, Itapeva, Toledo e Munhoz poderão contar com seu sindicato mais próximo: o STIQUIMI MG – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas, Tintas e Vernizes, Resinas. Sintéticas, Cosméticos e Produtos de Tocador de Extrema, Itapeva, Munhoz e Toledo - MG.

Ontem (19/08/2015) trabalhadores do ramo químico marcaram presença no STIMEIC – Sindicato dos Metalúrgicos de Extrema e Região para a fundação de seu sindicato: Lourdes Aparecida de Jesus Vasconcelos, Diretora Executiva e da Secretaria de Organização Sindical e Política da CUT Minas, abriu a assembleia enfatizando a importância da criação de um sindicato ativo e representativo, fez também a leitura do edital de convocação e, ao final, pôs em votação a criação do STIQUIMI que nasce filiado a Central Única dos Trabalhadores e a Confederação Nacional do Ramo Químico. Após ler o estatuto explanando quais as atribuições dos sindicalistas ao exercerem esta função frente às demandas e exercícios ao criarem e assumirem tal cargo. Em seguida ela apresentou a chapa que se candidatou pondo em votação para todos os trabalhadores presentes que por unanimidade, aprovaram a nova diretoria do STIQUIMI MG.

Todas as atividades ocorridas durante a assembleia contou com o apoio do Sindicato dos Químicos de São Paulo e ABC, Sindicato dos Vidreiros de São Paulo, Sindicato dos Papeleiros de Jaú - SP, CUT MG e Nacional, e do STIMEIC que, além disso, apadrinhou a criação deste novo sindicato disponibilizando suas dependências para o início das atividades sociais e legais do STIQUIMI MG.

Lourdes Vasconcelos diz estar muito satisfeita e com a expectativa de que vai ser mais uma organização da classe trabalhadora que vai enfrentar grandes desafios: “os patrões explorando cada vez mais os trabalhadores com pagamentos muito ruins, pouca valorização, descaso com a saúde do trabalhador, então a expectativa é que esta direção eleita hoje para este sindicato possa de fato representar bem os trabalhadores do ramo químico aqui de Extrema e região e conseguir ter uma negociação séria com os patrões e melhorar as condições de trabalho e de vida destes trabalhadores, é para isto que existe a Central Única dos Trabalhadores. A criação do sindicato é só um passo, nós vamos estar o tempo todo juntos, a CUT Minas, também, a Confederação ajudando eles a se estruturarem, aprenderem como lidar com este processo e organizar a pauta de reivindicações da categoria, oficializar a criação do sindicato junto ao sindicato patronal e queremos assim que possível, saber o que a categoria quer e entrar em processo de negociação, porque aqui na região não tem data base, tem péssimas condições de trabalho, acidentes de trabalho sempre acontecem e não há nenhuma indenização para o trabalhador, isto vem ocorrendo aqui. Então um sindicato aqui do ramo químico é fundamental e nós estamos muitos satisfeitos de termos conseguido finalizar esta primeira etapa”, afirma ela.

Para Lucineide Varjão, presidenta da CNQ – Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT, a partir da criação do STIQUIMI MG possa haver uma melhor organização dos trabalhadores e trabalhadoras do ramo: “eu acho que este momento é de extrema importância para que eles consigam primeiramente, se organizar no local de trabalho e em seguida desenvolver o trabalho no sindicato que acabamos de fundar porque eles estão no primeiro mandato e terão algumas dificuldades naturais do início, e nós do ramo químico, temos a missão de colaborar e se solidarizar com estes trabalhadores, pois tanto nós, quanto a CUT, a Confederação e o STIMEIC tem dado todo o suporte para que eles possam fazer um mandato brilhante à frente do sindicato. Estou muito contente, pois é a realização de um sonho,” afirma ela.

A presidenta da CNQ diz que foi fundamental a colaboração efetiva do STIMEIC já que o Sindicato dos Químicos nasceu nesta sede. Ela acredita que isto é o resultado da política de solidariedade que há no macrossetor dentro da Central Única dos Trabalhadores: “os trabalhadores químicos daqui da região perceberam ao verem os metalúrgicos daqui organizados dando uma resposta aos da mesma categoria, de que podiam se organizar, assim procuraram o STIMEIC para iniciar este embrião que foi gerado aqui mesmo, e nós do ramo químico só temos que agradecer toda esta solidariedade e nos colocamos à disposição para tudo, estamos juntos. Nós não somos metalúrgicos e nem químicos, nós somos a classe trabalhadora e isto que importa. Agradeço imensamente ao Vanderlei, presidente do STIMEIC e toda a diretoria pelo papel que tiveram, seja estrutural, político e de todas outras formas para que pudéssemos realizar o sonho hoje de construir o primeiro sindicato dos químicos de Extrema e região”.

Vanderlei Marques, diz que o STIMEIC dará todo o apoio na efetivação das pautas e lutas dos químicos: “nós do ramo metalúrgico, sabemos muito bem o quanto é difícil a nossa labuta do dia a dia para conquistar direitos, ser reconhecido quanto trabalhador e trabalhadora, principalmente os de chão de fábrica que são os mais atingidos. Por isso sabemos da importância de se mobilizar, de se sindicalizar no enfretamento dos desmandos patronais, assim o sindicato dos químicos vem somar as nossas forças e garantir o que é nosso de direito”, afirma ele.

Segue abaixo, lista da diretoria do STIQUIMI MG: Presidente: José Tony de Moura Ribeiro – Empresa: Soft Film Ind. E Com. de Plastico LTDA Secretaria Geral: Flávio Eduardo da Silva Santos – Empresa: Dalka do Brasil LTDA Diego Barbosa da Silva – Empresa: Soft Film Ind. E Com. de Plastico LTDA Administração Financeira: Edson Isidro dos Santos – Empresa: Soft Film Ind. E Com. de Plastico LTDA José Alberto Gerônimo da Silva – Empresa: Dalka do Brasil LTDA Organização e Formação: Alan José de Sousa Silva – Empresa: Soft Film Ind. E Com. de Plastico LTDA Hiogo Silva de Sousa – Empresa: Soft Film Ind. E Com. de Plastico LTDA Comunicação e Saúde: Gabriel Oliveira Silva – Empresa: Soft Film Ind. E Com. de Plastico LTDA Claudinei da Silva Fagundes – Empresa: Soft Film Ind. E Com. de Plastico LTDA Políticas Sociais, Juventude, Mulher Trabalhadora e Aposentados: Silas Caetano Soares – Empresa: Dalka do Brasil LTDA Cicero Gonçalves Pereira – Empresa: Soft Film Ind. E Com. de Plastico LTDA Secretaria de Assistência Jurídica: Cícero Teixeira da Silva – Empresa: Dalka do Brasil LTDA Marcos Paulo Teixeira Mendes – Empresa: Soft Film Ind. E Com. de Plastico LTDA Conselho Fiscal: Givanaldo da Silva Zu  – Empresa: Soft Film Ind. E Com. de Plastico LTDA Helenildo Brandino da Silva – Empresa: Soft Film Ind. E Com. de Plastico LTDA Ednaldo Cavalcante Santana – Empresa: Soft Film Ind. E Com. de Plastico LTDA

Durante a assembleia