Dirigente do STIMEIC é eleita vice-presidente

Sem título-1

Dirigente do STIMEIC é eleita vice-presidenta da FEM/CUT/MG

Nova direção é eleita e Congresso define plano de lutas a ser desenvolvido com sindicatos filiados

Entre os dias 7 e 9 de junho de 2013, foi realizado o IV Congresso da Federação dos Metalúrgicos da CUT de Minas Gerais (FEM-CUT/MG), que reuniu cerca de 200 dirigentes e convidados em Caeté - MG. Além de fazer um balanço da atuação da entidade – que este ano completa 10 anos de fundação – os (as) metalúrgicos (as) traçaram o plano de ação para os próximos três anos e elegeram a direção da FEM que estará à frente desse plano (veja lista completa no final). Com o tema “Trabalho e Desenvolvimento com Justiça Social”, os participantes também discutiram a aprovação do Regimento Interno bem como a alteração estatutária, avaliou a perspectiva pra a Campanha Salarial 2013 a partir de uma exposição de dados do DIEESE, debateu-se a conjuntura nacional e estadual e definiram os principais desafios para a categoria a partir de cinco temas debatidos em grupos: Campanha Salarial, Relação de Gênero e Políticas Sociais, Saúde e Seguridade, Organização Sindical e Eleições Gerais 2014. O presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Paulo Cayres, fez a análise de conjuntura nacional e enumerou os desafios que os trabalhadores têm pela frente para garantir a sua pauta e destacou o compromisso de visitar todas as entidades de metalúrgicos cutistas do país, que assumiu quando foi eleito presidente da CNM/CUT. Ele informou que isso foi feito e que a CNM/CUT também está empenhada em ampliar a base de representação na categoria. “Em Minas, mais dois sindicatos foram conquistados: Ipatinga e Matozinhos”, informou, lembrando a importância do Estado para as lutas sindicais dos metalúrgicos e também da CUT. A presidente da CUT/MG, Beatriz Cerqueira, que fez a análise de conjuntura estadual, destacou a importância da FEM/CUT para a classe trabalhadora e a importância de se traçar um plano de lutas que leve em conta não apenas os desafios nacionais, mas também os estaduais. E propôs que os trabalhadores acompanhem com atenção a postura dos parlamentares mineiros sobre o PL da terceirização, pressionando-os para que eles impeçam a sua votação.   Nova direção da FEM Após vários debates e acordos sobre a nova direção da FEM-CUT/MG, chegou-se a um consenso, sendo reeleito José Wagner Moraes de Oliveira, presidente da entidade e, pela primeira vez, é eleita uma mulher para vice-presidenta, Alexandra Fernandes do Amaral, sindicalista de Extrema e região. “Sinto-me muito honrada ao ser eleita para este cargo. Afinal, é a primeira vez que uma mulher torna-se vice-presidente da FEM. Quero agradecer a todos aqueles que confiam no meu trabalho e não medirei esforços para construir uma Federação e uma CUT mais forte e combativa em prol de todos os trabalhadores da nossa categoria, além de possibilitar maior espaço as mulheres dentro do cenário metalúrgico e buscar novas ferramentas de abertura para uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Vamos à luta, novas conquistas nos espera!” Afirma Alexandra Amaral.

Jose Wagner e Alexandra

José Wagner, reeleito presidente, e Alexandra Amaral, nova vice-presidenta da FEM/CUT?MG

Confira a seguir quem integra a nova direção da FEM-CUT/MG para o triênio 2013-2016: Direção Executiva Presidência: José Wagner Moraes de Oliveira - Timóteo Vice-Presidente: Alexandra Fernandes Amaral - Extrema Secretário Geral: Wilton Gonçalves Lima – BH Contagem Secretário Administração e Finanças: Heraldo Silva Ferreira – BH Contagem Secretário de Formação: Júlio César Martins - Santa Luzia Secretária de Política Sindical e Social: Antônia de Jesus Lopes – BH Contagem Secretário de Imprensa e Divulgação: Valdinei – BH Contagem Secretário de Saúde: Júlio César Franca de Oliveira – Juiz de Fora Secretária de Mulheres: Maria Ferreira Lopes – BH Contagem     Direção Estadual Christiane Aparecida dos Santos – Pouso Alegre Ramisesse Gonçalves de Souza – BH Contagem Maximiliano Machado Gonçalves – BH Contagem Zacarias Cabral de Freitas - Vespasiano Adelson Ferreira – BH Contagem Edson Ricardo Vieira da Conceição - Cambuí Jose Carlos Santana – BH Contagem Luiz Carlos da Silva – João Monlevade Carlos Roberto Nunes – Pouso Alegre Dildlee Conceição da Silva - Pouso Alegre Flavia Aparecida de Assis – Juiz de Fora Antonio Augusto Souza – Juiz de Fora Fabiane Cristine dos Santos - BH Contagem Jose Muniz dos Santos - BH Contagem Luiz França - Matozinhos José Quirino dos Santos – João Monlevade Tânia Maria da Costa – BH Contagem Conselho Fiscal (Efetivos) Tamires Polli – Pouso Alegre Edson Ferreira - Vespasiano Jair Mateus Gomes - Timóteo (Suplentes) Antonio Carlos – Juiz de Fora Otacílio das Neves Coelho - Écio Francisco da Silva - Extrema