Comissão de Metalúrgicos recebe outra propost

Houve pouca mudança nas propostas e negociações não avançam

negociação com a FIEMG 22-10-2015

Infelizmente a patronal mineira praticamente pouco alterou as propostas econômicas apresentadas na sede da FIEMG nesta última quinta (22/10) para representantes sindicais e as federações da base. Além disso, os representantes das empresas disseram ainda que a assembleia patronal deliberou por somente assinar convenção coletiva se houver compensação de jornada (banco de horas). A proposta apresentada é a seguinte:

Reajuste Salarial:

1) Para empresas até 50 trabalhadores: 3,5% em outubro 2015; 1% em fevereiro de 2016 e 1% em maio de 2016. Total: 5,5%

2) Para empresas acima de 50 trabalhadores: 4% em outubro de 2015; 1% em fevereiro de 2016 e 1% em maio de 2016. Total: 6%

3) Os pisos seriam reajustados da seguinte forma: 4% em outubro 2015; 1% em fevereiro de 2016 e 1% em maio de 2016. Total: 5%

4) Sem abono e sem garantia de emprego.

Após esta proposta ínfima da FIEMG, a Comissão de Trabalhadores decidiu fazer uma Plenária Estadual Unificada, no próximo dia 03 de novembro, terça-feira, às 10 horas, no Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem com a presença de todos os sindicatos metalúrgicos mineiros para discutir os rumos da campanha. Já no dia quatro de novembro, quarta-feira, às 10 horas, haverá nova negociação com a FIEMG.

O STIMEIC também convocou os trabalhadores por meio de um edital (26/10/2015) em sua própria sede, para discutir a proposta da patronal para votação de aprovação ou não e apresentar os caminhos de mobilização e eventual greve.