(35) 3435-1611 (35) 98863-5371
Sindicato

Cartilha sobre NR12 é lançada no 9° Congresso

cartilha

A publicação trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. Depois do lançamento, painel no Congresso abordou a sustentação financeira das entidades sindicais.

Foi lançada na manhã desta quinta-feira (16) a cartilha da Norma Reguladora 12 (NR12), que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, definindo regras mínimas para proteção contra acidentes e doenças do trabalho a indústria. A publicação, elaborada pela Secretaria de Saúde da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, foi apresentada no 9° Congresso Nacional da categoria, iniciado no último dia 14 e que será encerrado amanhã, em Guarulhos (SP).

Participaram da mesa o ex-secretário de Saúde da CNM/CUT Geordeci Menezes, o atual secretário da pasta, Ricardo Ferreira, o presidente Paulo Cayres, e os membros do Coletivo Nacional de Saúde da entidade. O evento de lançamento foi coordenado pela secretária de Mulher, Marli Melo.

A cartilha mostra dados alarmantes: em 2013, segundo levantamento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) a partir das Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs), em apenas 11 tipos de máquinas e equipamentos (como serras, prensas, tornos, frezadoras, laminadoras, calandras, máquina de embalar) provocaram 55.118 acidentes, o que representa mais de 10% do total de 546.014 acidentes comunicados pelas empresas no Brasil.

Entre 2011 e 2013, os números contabilizados pelo Instituto indicam mais de 172 mil acidentes com máquinas em geral. Do total, foram registrados 358 óbitos, mais de 10 mil amputações e 26 mil fraturas. Ainda de acordo com o estudo, o país gasta cerca de R$ 70 bilhões por ano com acidentes de trabalho.

No lançamento da publicação, os dirigentes lembraram que para debater o tema e mecanismos que garantissem a aplicação da NR12, a CNM/CUT promoveu em 2013 o Seminário Nacional “Trabalho em Máquinas e Prensas – a NR 12 e a Categoria Metalúrgica”, que reuniu 40 dirigentes sindicais da base metalúrgica cutista de todas as regiões do país.

Fonte: CNM/CUT