Após 3 dias de paralisações, trabalhadores da

DSC08935 menor

Após 3 dias de paralisações, trabalhadores da Fagor conquistam aumento de 14%

Cansaço, persistência e muita luta, foi assim que os trabalhadores da empresa Fagor e os diretores do sindicato, após três dias de paralisações, conquistaram finalmente um aumento salarial que atendesse as reivindicações que a maioria dos trabalhadores tanto almejavam. Veja a seguir como ficou definido o aumento para os trabalhadores da Fagor a partir de outubro de 2013: -Até R$ 1.122,00 – INPC, garantindo o mínimo de 6%; -De R$ 1.123,00 até 1.581 – 8% mais INPC, garantindo o mínimo 6%; -De R$ 1.582,00 até 4.000,00 – 7% mais INPC, garantindo o mínimo 6%; -Acima de R$ 4.000,00 – INPC, garantindo o mínimo 6%. Cláudio Ubiratã de Araújo (Viola), representante dos funcionários da Fagor, conta que a com a união dos trabalhadores, depois de três dias de paralisação, com muita luta pelo aumento salarial, conseguiram o objetivo de aumento, o que segundo ele, foi bom para ambas às partes. “Na realidade, a primeira proposta dos trabalhadores chegava a 16% de aumento no salário, e a contraproposta da empresa foi de 11%, o que foi rejeitada por todos os trabalhadores, e com esta nova proposta entre Sindicato e Comissão dos Funcionários, chegou a 14% de aumento, mesmo que o INPC fique abaixo de 6%, este valor de 14% será mantido”, afirma Viola. Foi pré-definido também, que Cláudio Ubiratã de Araújo (Viola), Everaldo José da Silva, Cleiton, China e Alexandra Fernandes do Amaral, atuais representantes da Comissão, continuarão representando os trabalhadores: “Vamos pensar o que a empresa pode ainda melhorar para os trabalhadores futuramente, assim como, o que nós trabalhadores, poderemos melhorar para empresa”, complementa Viola. A empresa também já estipulou as datas de compensação para os dias parados: Dia 17/08/2013 – Turno C; Dia 18/08/2013 – Turno A e B; Dia 31/08/2013 – Turno C; Dia 01/09/2013 – Turno A e B; Mais um dia dos turnos A e C (a definir data).

DSC08948 menor

Everaldo José da Silva e Cláudio Ubiratã de Araújo (Viola),  representantes da Comissão dos Funcionários da Fagor.