Alunos participam de palestra sobre leis e si

DSC00186 menor

Alunos participam de palestra sobre leis e sindicalismo no STIMEIC

Durante a manhã de hoje (09/09), alunos da Escola Estadual Alfredo Olivotti participaram de uma palestra promovida pelo STIMEIC – Sindicato dos Metalúrgicos de Extrema e Região em sua sede, para apresentar e debater aspectos sobre as leis trabalhistas e a história do sindicalismo brasileiro.

Incentivados pela diretora da escola, Janete, e pela professora Shirley Petrere, 70 alunos do 9º ano foram recebidos com um coffe break preparado pelos diretores e funcionários do sindicato e, logo, assistiram a um vídeo sobre os movimentos sociais tendo como base um parâmetro das lutas de classes trabalhadoras e outras de minorias oprimidas pela sociedade (índios, mulheres, negros, deficientes, LGBTs, etc.) e entender, como um todo, a atual postura do sindicalismo que não somente luta pelos direitos dos trabalhadores, assim como busca assegurar uma sociedade mais justa e igualitária a toda diversidade que compõe a população brasileira.

O dirigente e presidente do STIMEIC, Vanderlei Marques esboçou o histórico de criação e fundamentos de luta que objetiva o movimento sindical – justificou a importância dos sindicatos que sempre lutaram em prol do coletivo e possibilitar conquistas históricas para os trabalhadores e ainda ampliar direitos que a cada ano vem avançando. Também, apresentou um breve histórico da Consolidação Leis Trabalhistas (CLT), da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e Estatutos que regem a vida dos trabalhadores e das entidades.

Em seguida, Vanderlei e os dirigentes Alexandra e Luís Fernando responderam as dúvidas dos alunos sobre diversos fatores como a importância de cursos técnicos, saúde e segurança no trabalho, juros altos, ausência de educação com qualidade, a participação dos jovens na política e na transformação do país.

No final da palestra, os alunos foram convidados a participarem de futuras atividades do STIMEIC que possam contemplá-los, assim como votarem no Plebiscito Popular que o sindicato vem coordenando e fechará para a contagem de votos amanhã (10/09).

DSC00173 menor

Vanderlei Marques, Presidente do STIMEIC apresenta leis trabalhistas e o sindicalismo

DSC00168 menor

Alexandra, dirigente do STIMEIC faz esclarecimentos sobre o sindicato