ABC: Metalúrgicos protestam contra medida do

abc

Metalúrgicos realizaram o protesto na Rodovia dos Imigrantes

Os metalúrgicos do ABC realizaram na manhã desta terça-feira (27) uma manifestação contra a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que acaba com a obrigatoriedade do uso do extintor de incêndio nos automóveis de passeio. A concentração aconteceu na fábrica de extintores Resil, em Diadema, empresa que na tarde desta segunda-feira (26) anunciou a demissão de cerca de 350 trabalhadores. De lá, os metalúrgicos seguiram em passeata até a Rodovia dos Imigrantes.

Segundo coordenador da regional Diadema do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, David Carvalho, a decisão do Conselho foi tomada de forma atropelada. Ele lembra que, meses antes de acabar com a obrigatoriedade do uso, o próprio órgão anunciou que os proprietários de veículos deveriam trocar seus extintores para o modelo ABC, o que gerou uma corrida às lojas e aumento de demanda nas fábricas.

“As empresas investiram para poder dar conta desse aumento de demanda. A Resil, aqui em Diadema, contratou trabalhadores e ampliou sua estrutura. E agora vem essa decisão que surpreende a todos. Não pode ser assim”, destacou. “É preciso debater a obrigatoriedade ou não com o governo, empresas e o movimento sindical, já que ela gera postos de trabalho e salva vidas”, completou.

A Resil emprega cerca de 850 trabalhadores e aproximadamente 60% da sua produção é de extintores utilizados nos veículos de passeio. As montadoras eram os principais clientes, mas a empresa já não está recebendo novos pedidos. A Abiex (Associação Brasileira de Indústria de Equipamentos contra Incêndio) estima que a medida pode gerar a perda de até 10 mil empregos no setor em todo país.

O Sindicato dos Metalúrgicos defende que a resolução seja revista. “Há um decreto legislativo, de autoria do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) tramitando na Câmara, que pede a anulação da medida. O deputado Vicente Cândido (PT-SP) apresentou requerimento pedindo urgência para apreciação desse decreto. Estamos nos articulando em Brasília para que a medida seja revogada e que se faça uma discussão com toda sociedade. Por trás de uma decisão burocrática,existem empregos em jogo”, reforça David.

A resolução 556/15 do Contran, de 17 de setembro de 2015 tornou facultativo o uso do extintor de incêndio para automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. O uso era obrigatório desde 1970.

Fonte: CNM/CUT