Comunicação STIMEIC

Trabalhadores aprovam Pauta da Campanha Salarial 2019 na empresa Lear Corporation.

Em meados de 2018 fomos procurados pelo Sr. Edmar Cassalho Moreira Dias, prefeito da cidade de Camanducaia que nos informou que a empresa Lear Corporation tinha planos de vir para a região abrindo no período de dois anos por volta de 300 postos de trabalho, mas podendo chegar a 1000 postos de trabalho a longo prazo, e que isso era muito importante para a cidade e região. Com o intermédio da prefeitura iniciou-se as negociações entre empresa, sindicato patronal e sindicato dos trabalhadores que desempenhou grandes esforços para garantir todos os direitos aos trabalhadores, mas para a empresa este inicio viria com grandes desafios devido à situação do país naquele momento, assim foi fechado um acordo inicial onde fossem garantidas as cláusulas sociais por dois anos e as cláusulas econômicas seriam discutidas após um ano da instalação da empresa, assim garantiu-se a vinda da empresa para a cidade, hoje a empresa conta com 286 trabalhadores.       No dia 19 de setembro de 2019 realizou-se a assembleia na portaria da empresa Lear Corporation, onde foi levado aos trabalhadores e trabalhadoras as propostas construídas após reuniões entre empresa e sindicato. O sindicato não mediu esforços para fazer com que o piso salarial fosse equivalente ao piso estadual garantindo um aumento real para os trabalhadores nesta faixa salarial, mantemos as cláusulas sociais (já que o ataque aos direitos dos trabalhadores vem avançando com a reforma trabalhista) ratificando o acordo assinado em 2018, e também atendendo aos pedidos dos trabalhadores e trabalhadoras, lutamos para que a empresa concedesse uma cesta básica.

Esta foi a proposta aprovada pelos trabalhadores e trabalhadoras na assembleia:

VIGÊNCIA E RATIFICAÇÃO DO ACORDO COLETIVO 2018/2020;

VIGENCIA ESPECIAL: em relação às clausulas sociais a partir de 01/09/2019 a 31/09/2020;

REAJUSTE SALARIAL: Para trabalhadores com salários de até R$ 2.500,00, um reajuste de 3.61%; (assim melhorando os salários, segundo informações da empresa de 80% dos trabalhadores). E Para os trabalhadores com salários acima de R$ 2.500,01, um reajuste equivalente a 3,28 % a inflação do período;

CESTA BÁSICA: a partir de dezembro de 2019 os trabalhadores receberão em suas casas a cesta básica de 25 kg, e só não terão direito a mesma, as faltas injustificadas.

foto%201.jpg

Foto%202.jpg
Momento da aprovação da pauta

TAXA DE SOLIDARIEDADE: Visando o fortalecimento da atividade sindical, todos empregados não sócios do sindicato terão o desconto da Taxa de Solidariedade Sindical, no importe de 3,0% de um salário nominal, dividido em duas parcelas e deverá ser descontado nos meses de Dezembro 2019 e Fevereiro de 2020. O limite máximo de desconto em cada parcela será de R$ 120,00. (Veja tabela de exemplo abaixo)

Salário

Taxa de Solidariedade 3%

Dezembro /2019

Fevereiro /2020

R$       1.210,00

R$           18,15

R$          18,15

R$       2.000,00

R$           30,00

R$       5.000,00

R$           75,00

R$         75,00

Mais de 8.000,00

R$        120,00

Também fechamos com a empresa um espaço para fazer sindicalização e apresentação do plano odontológico Belo Dente que é conveniada ao sindicato com preços bem acessíveis aos trabalhadores.

O sindicato reforça que sempre estará na luta para garantir uma vida digna e feliz para os trabalhadores e trabalhadoras da nossa região, e que todos os esforços serão feitos para que juntamente a nossa Central Sindical a CUT, possamos impedir os retrocessos nos direitos da classe trabalhadora.

Assembleia Geral

A Assembleia Geral, órgão superior das entidades sindicais, é constituída da reunião dos associados do Sindicato, sendo soberana nas suas decisões. Dentro da estrutura de uma entidade sindical, hierarquicamente, é superior aos demais órgãos existentes na entidade. Reúne-se ordinariamente para as deliberações determinadas nos estatutos, como para prestação de contas e planejamento orçamentário e, extraordinariamente, a qualquer tempo, para decidir sobre assuntos específicos das convocações.

De maneira geral, as assembleias gerais são convocadas pelo presidente do Sindicato através de Edital de Convocação. Em casos especiais, a sua convocação poderá ser feita por Edital subscrito pelos associados interessados, nos moldes que preceitua o Estatuto.