IMG-20150209-WA0007

Mulheres metalúrgicas de MG na luta por igualde de oportunidades, contra o assédio moral, o machismo e a discriminação racial.

Aconteceu neste último final de semana, dias 07 e 08 de fevereiro, o 1º Encontro de Mulheres Metalúrgicas de Minas Gerais, organizado pela Secretaria de Mulheres da FEM CUT MG que tem como coordenadora da pasta a sindicalista Maria Ferreira. O evento reuniu trabalhadoras, entre diretoras sindicais e trabalhadoras de base do estado. O sul de Minas foi representado por  Extrema e Pouso Alegre e contou com a presença de 16 trabalhadoras. O evento ainda contou com a presença das companheiras Elaine Aparecida Ribeiro secretária de Combate ao Racismo da CUT MG, Terezinha de Souza Trindade secretária de Mulheres da CUT MG, Marília Campos Deputada Estadual,  Dehonara de Almeida Silveira da Marcha Mundial das Mulheres e Dalva Oliveira do Movimento Morham.

No primeiro dia na abertura o evento teve a participação do Presidente da FEM CUT MG José Wagner e de Beatriz Cerqueira Presidenta da CUT MG que abriu o encontro com uma análise de conjuntura estadual e nacional. Tivemos palestras como: Assédio Moral com a Professora da UFMG Elizabeth Costa Dias, doutora em Saúde Coletiva e Ocupacional. Perfil da Mulher Metalúrgica Mineira com o técnico do DIEESE Marcelo Figueiredo. Perfil da Mulher Metalúrgica Nacional com Christiane dos Santos Secretária de Igualdade Racial da CNM CUT. Relações de Gênero na Sociedade com Jeane Gomes da Costa, estudante do 7º ano (Assistente Social), Faculdade Novos Rumos.

No segundo dia aconteceu a palestra - Raça e Etnia com a professora Maria Cristina Fonseca Prof. Filosofia e Sociologia e membra do  - Conselho de Mulheres de Contagem e  Conselho Racial de Contagem.

O evento foi finalizado com a mesa: Organização das Mulheres Metalúrgicas, que propôs um trabalho em grupo, onde as trabalhadoras com todo o conteúdo das palestras e debates construíram um plano de lutas, que será analisado nos encontros do Coletivo de Mulheres.

No encerramento a Vice presidenta da FEM Alexandra Amaral  destacou a grande importância deste encontro e da participação das trabalhadoras de base, agradecendo a participação de todas.

Wilton Gonçalves Secretário Geral da FEM também fez uma fala parabenizando as mulheres da FEM pela realização do evento e ressaltou que a Secretaria de Mulheres tem total apoio da FEM para levar a política da Secretaria de Mulheres adiante.

Maria Ferreira destacou que a FEM há tempos vem tentando fazer o encontro e que se sente realizada com o evento, e com a participação de todas, mas ressaltou que a mobilização tem de ser maior para que possamos cada vez mais fazer a conscientização da necessidade de lutarmos pelos nossos direitos e jogou um desafio para as participante que no próximo encontro “cada companheira traga mais uma”.

No final, as participantes receberam um Certificado de participação e um brinde oferecido pela FEM.