Carta às empresas da base de atuação do STIMEIC sobre o Covid-19

O STIMEIC (Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de Extrema, Itapeva e Camanducaia), vem através deste passar algumas orientações as empresas de nossa base sobre a pandemia que estamos vivendo, sabemos da importância da continuidade da produção, mas apelamos para que as vidas de nossos trabalhadores e trabalhadoras e seus familiares sejam a verdadeira prioridade. Assim, informamos que ontem 18/03/2020 participamos de uma reunião com a Secretaria de Saúde do município de Extrema e trazemos as seguintes orientações:

1. É extremamente importante que todos atendam o chamado para o ISOLAMENTO, todos aqueles que possam que o façam o mais rápido possível.

1. Todas as pessoas que se enquadram no grupo de Risco como: Idosos, doentes crônicos, Imunossuprimidos, deverão se afastar do trabalho e entrar em ISOLAMENTO.

1. As pessoas com quadro de gripe devem ser encaminhadas aos PSF dos seus bairros.

1. Atender aos decretos das esferas Estaduais e Municipais que visam diminuir ao máximo os impactos do Covid-19. Seguem em anexo.

Sabemos que muitas das empresas da base como Fagor, Multilaser, Frum, já estão tomando suas ações contra o Covid-19 e todas as ações são muito validas para que possamos tentar diminuir ao máximo o contagio, e a orientação da Secretaria de Saúde de Extrema para as empresas é que ao verificarem a necessidade de avaliação clínica:

1. Encaminhar o trabalhador para o PSF do seu bairro, conforme informação da Secretaria de Saúde os PSFs estarão aberto até as 19h00min, após este horário encaminhar para o Pronto Socorro municipal, além de ligar informando o nome do trabalhador. Segue um link com o telefone de todos os PSF do município de Extrema https://www.extrema.mg.gov.br/telefones-importantes/, em Itapeva encaminhar para o PS fone 3434-1882, PSF Rodoviária fone 3434-18-24 e PSF Sertão Grande fone 99975-3215, em Camanducaia http://www.camanducaia.mg.gov.br/secretaria/saude/

1. Uma ação importante tomada pela empresa Centauro foi elogiada pela Secretaria de Saúde de Extrema pela responsabilidade com o controle da pandemia, e gostaríamos de compartilhar com todos os gestores e que levassem em consideração a ação. Segue em anexo o comunicado.

1. Solicitamos que todas as empresas encaminhassem ao sindicato as ações que estão tomando para diminuir ao máximo o contagio entre seus trabalhadores/as.

Atendendo também as orientações da nossa Central CUT , Confederação CNM/CUT e a NOTA TÉCNICA CONJUNTA Nº 02/2020 - PGT/CODEMAT/CONAP do MPT estamos encaminhado para o SINMEC (Sindicato das Industrias) a solicitação da criação de um comitê bipartite de crise para o acompanhamento, transparência e promoção de iniciativas visando reduzir a propagação da doença nos locais de trabalho e ações de sejam necessárias vindas dos problemas , enquanto perdurar a crise.

Que a solidariedade seja o elo forte para que possamos enfrentar este momento de crise.